Bem-vindo ao Website Oficial do Estoril Praia

História

1888

O início do Estoril Praia

O Estoril Praia encontra-se inserido no concelho de Cascais, onde se realizou a primeira exibição oficial de futebol em Portugal, decorria o ano de 1888, pelo que, desde logo, se encontra intrinsecamente ligado à história do desporto em Portugal.

1915

A Fundação

Fausto Cardoso de Figueiredo, natural de Celorico da Beira e nascido a 1880, é o fundador do Grupo Desportivo Estoril-Plage, cuja denominação oficial viria a evoluir para Grupo Desportivo Estoril Praia. Como projeto de vida, idealizou tornar o Estoril numa estância turística de nível internacional e mundial, tendo exposto essa ideia na Câmara dos Deputados e fundado a Sociedade Estoril e a Sociedade Estoril Plage, a 29 de março de 1915. Volvidos alguns anos, a 17 de maio de 1939, a Sociedade Estoril Plage cria o Grupo Desportivo Estoril-Plage, pensado e destinado aos trabalhadores desta sociedade, responsável pela gestão das principais unidades hoteleiras, das termas, do Casino Estoril e pelos caminhos-de-ferro, com o intuito de proporcionar a prática desportiva e a criação de um sentimento de identidade.

1940

A Primeira Modalidade

A primeira modalidade do clube foi a natação em águas abertas, na Praia do Tamariz. A secção de futebol foi criada apenas em 1940, atingindo resultados impressionantes nos primeiros anos de existência, através da qualificação para a final da Taça de Portugal, corria a época de 1943/44, ano em que celebrou, igualmente, a promoção ao primeiro escalão do futebol português.

7 de dezembro de 1940

Inauguração do Campo de Jogos

A 7 de dezembro de 1940, o Estoril Praia inaugura o seu Campo de Jogos com uma parada desportiva com as diversas modalidades na presença do Presidente da República, Óscar Carmona e do Ministro da Educação Nacional, Mário de Figueiredo.

17 de maio de 1941

Inauguração da Sede Social

Já a 17 de maio de 1941, no seu segundo aniversário, o clube inaugura a sede social, no Palácio Castanheira, no Estoril, também na presença do Presidente da República, Óscar Carmona.

Entre 1939 a 1950

Presenças olímpicas

No período que data de 1939 a 1950, o Estoril Praia cresceu acentuadamente em termos de modalidades, conquistando vários títulos nacionais e colecionando presenças olímpicas, tornando-se uma referência do desporto nacional, tal como ambicionado pelos seus fundadores.

Educação

Existe também uma missão de educação e formação, através da construção de uma escola primária, criação de uma biblioteca, de uma orquestra filarmónica, teatro e de uma secção de cinema com visitas regulares dos mais altos representantes do Estado português.

1948/1949

Chamadas à seleção

Tendo em conta o sucesso da equipa de futebol do GDEP, surgem várias chamadas à seleção nacional de futebol, nomeadamente Vieira, Mota, Alberto e Sebastião. Na imagem, no jogo frente ao País de Gales, no Estádio Nacional, na época de 1948/1949.

Década de 50 e 60

Estádio António Coimbra da Mota

As décadas de 50 e 60 são marcadas por um período de menos projeção, exceção feita aos títulos alcançados no ténis de mesa e pelo nadador de águas abertas, Primo Ferreira. Na década de 70, dá-se o falecimento de um dos nomes incontornáveis da história do nosso clube: António Coimbra da Mota, vice-presidente, que viria a merecer a atribuição do seu nome ao estádio do Estoril Praia, a 13 de dezembro de 1972.

1976

Subida à primeira

Em 1976, o Estoril Praia regressa à Primeira Divisão de futebol, onde se manteria durante cinco anos consecutivos, contando com jogadores como António Simões, José Torres, Fernando Santos e Norton de Matos. Destaque ainda para a secção de Badmínton que conquistou todos os títulos nacionais, assim como para a colocação de relva natural no campo de futebol.

Recuperação à primeira divisão

O Estado português atribuiu ao Estoril Praia o estatuto de utilidade pública pela sua história e relevante papel desenvolvido na formação de cidadãos e atletas, na década de 80, sendo que o clube recupera o seu lugar na Primeira Divisão de futebol, sob a orientação de Fernando Santos.

Entre 1991 e 2000

Construção do Complexo Desportivo

Entre 1991 e 2000, é construído o complexo desportivo e é neste período que é constituída a primeira Sociedade Anónima Desportiva em Portugal, com o intuito de gerir o futebol profissional.

2002/2003 e 2003/2004

Subidas consecutivas

Em 2002/2003 e 2003/2004 é escrita uma bonita página na história do clube com duas subidas consecutivas e respetivos títulos de campeão nacional de futebol da II Divisão B e Segunda Liga com Ulisses Morais ao leme.

2005/2006

O declínio

A época de 2005/2006 veio a tornar-se uma das mais marcantes, de forma negativa, com a iminente falência da Sociedade Anónima Desportiva do Estoril Praia, salva pelo Grupo Lagos Sports do empresário João Lagos e, posteriormente, através da entrada da Traffic Sports Europe, em 2010, que permitiu reestruturar o futebol profissional e a sua organização.

19 de setembro de 2013

Competições Europeias

Depois deste período negro e após ter-se sagrado campeão da Segunda Liga e obtido a consequente subida à Primeira Divisão de futebol, as formações lideradas por Marco Silva, alcançam um feito inédito na história do clube ao apurarem-se para as competições europeias da UEFA, através de honrosos 5º e 4º lugar, em 2012/2013 e 2013/2014, respetivamente, aproximando toda a região do legado turístico que Fausto Cardoso de Figueiredo idealizou aquando a fundação do Estoril Praia, com receções a algumas das maiores equipas de futebol da Europa e seus adeptos. Também em 2014, no âmbito das comemorações dos 75 anos do clube, foi criado o hino do Estoril Praia, da autoria da conhecida banda musical de Cascais, Ténis Bar, intitulado “És Estoril”.

11 de janeiro de 2017

Inauguração da nova Sede Social

Passavam 11 dias do primeiro mês de 2017 quando foi inaugurada a nova sede social e espaço museológico do Estoril Praia, construído em materiais sustentáveis, com uma arquitetura moderna e arrojada.

maio de 2021

Subida à divisão principal

O último título nacional de futebol sénior do Estoril Praia ocorreu na época 2020/2021, com a conquista da Segunda Liga, que lhe deu direito à promoção ao principal escalão onde até hoje permanece.

janeiro de 2024

Finalista da Taça da Liga

Já em janeiro de 2024, o clube foi finalista da Taça da Liga de futebol, alcançando um honroso segundo lugar numa final decidida nas grandes penalidades.

Triplete dos Sub-23

Importa, igualmente, destacar a equipa de sub-23 que conquistou o terceiro título em cinco possíveis na recém-criada Liga Revelação de futebol, tendo acompanhado estas conquistas com uma Taça Revelação no palmarés.

Hoje

Atualidade

Hoje em dia, o clube conta com mais de 2000 atletas nas diversas modalidades entretanto criadas, onde estão incluídas a formação masculina e feminina de futebol, veteranos de futebol, footgolf, fotografia subaquática, futebol de praia futsal, hóquei subaquático, pesca submarina, programa de elite, surf, triatlo e voleibol.

#JuntosPeloMágico

Jogadores Estoril Praia