A SAD do Estoril Praia e a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa estabeleceram esta terça-feira, 13 de outubro, um protocolo de cooperação que visa o aproveitamento das potencialidades científicas, técnicas e humanas, de ambas as entidades.

O protocolo, que estará em vigor durante a época desportiva 2020/2021, permitirá a partilha de dados científicos e de equipamentos com vista a potenciar a investigação e o rendimento desportivo.

Com este protocolo, a SAD inaugura a Unidade de Inovação e Desenvolvimento do Centro de Excelência do Estoril, destinada à implementação de tecnologias e processos inovadores para a melhoria da condição física e psicológica dos atletas do plantel principal e do plantel sub23 do Estoril Praia.

Para Jeffrey Saunders, Presidente da SAD do Estoril Praia “a associação do desporto ao conhecimento científico é fundamental para potenciar o rendimento individual e coletivo das nossas equipas. Temos apostado em projetos científicos e tecnológicos que permitam melhorar a performance física e psicológica dos atletas. Esta parceria com uma das instituições de ensino e investigação de maior prestígio em Portugal coloca ao nosso dispor um vasto conhecimento científico, técnico e tecnológico, que irá certamente fortalecer o trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais no Centro de Excelência”.

Para o Professor Doutor Luís Sardinha, Presidente da Faculdade de Motricidade Humana “é uma grande honra para a nossa instituição celebrar este protocolo com o Estoril Praia. É uma iniciativa que se inscreve na matriz da nossa Escola de formação: formar alunos que sejam competentes para o desenvolvimento de uma profissão, neste caso na preparação desportiva no futebol. Trata-se de uma iniciativa ligada à inovação, algo que a Escola tem vindo a cultivar nos últimos tempos. A Faculdade tem vários recursos e várias estratégias que se têm mostrado relevantes para a preparação desportiva.”