Numa deslocação historicamente difícil, a jornada 7 da Liga Portugal 2 SabSeg colocou frente a frente o Varzim SC e o Estoril Praia, com a equipa da linha a vencer e a ascender à liderança da segunda do futebol nacional.

Daniel Figueira na baliza, Carles Soria, Hugo Basto, Hugo Gomes e Joãozinho no quarteto defensivo, Gamboa, Crespo e Franco no meio-campo, Vidigal, Harramiz e Aziz na frente de ataque, foram os 11 escolhidos por Bruno Pinheiro para iniciar a partida no Estádio do Varzim Sport Club.

Com o sol a brilhar após o apito inicial de João Pinheiro, coube ao Varzim o pontapé de saída para a partida da 7ª jornada da Liga Portugal 2, com o Estoril Praia a assumir desde logo o controlo do jogo, optando por construir a partir do seu reduto defensivo, com o adversário a optar por baixar as linhas para apostar nas transições rápidas. Aos 15 minutos de jogo o Estoril Praia tinha 72% de posse de bola, contra os 28% do Varzim.

A primeira jogada de perigo do encontro surgiu para os homens da Póvoa, com uma combinação na direita do ataque que terminou com um remate de Ofosu ao lado das redes à guarda de Daniel Figueira, decorria o minuto 18 do encontro.

Hugo Gomes abriu o marcador com golo de cabeça

Com pouco espaço para jogar, o Estoril Praia chegou ao golo através de um lance de bola parada. Livre de André Franco a levantar para o segundo poste onde aparece Hugo Basto que amortece para o interior da pequena área, Aziz ainda tenta de calcanhar, mas é Hugo Gomes que de cabeça faz o primeiro para o Mágico, decorria o minuto 25 da partida.

A vencer, o Estoril Praia obrigou o Varzim a jogar de forma mais aberta, e foi numa transição rápida entre Hugo Basto, Aziz e Vidigal que o Mágico teve perto de dilatar a vantagem no marcador.

Ao minuto 34 Gamboa descobre Franco, com o médio a deixar para Vidigal que centra para Soria que de primeira obriga Ricardo a uma grande defesa, na tentativa de recarga, o lateral direito Estorilista é derrubado no interior da área e João Pinheiro aponta para a marca de grande penalidade.

Encarregue da marcação, Yakubu Aziz faz o segundo para o Mágico Estoril Praia, o seu quarto golo na Liga Portugal 2 SabSeg na presente temporada.

O avançado marcou o segundo na cobrança de grande penalidade

O Varzim procurou reagir e ao minuto 42 André Vieira, no interior da pequena área, desfere um potente remate para a defesa de Daniel Figueira para canto.

A primeira parte terminou com o Estoril Praia a deixar o Varzim controlar as operações, sem perder o controlo do jogo e a apostar nas transições rápidas, criando perigo junto da área de Ricardo.

O Varzim voltou para o segundo tempo com mais iniciativa, mas nos primeiros 10 minutos as melhores oportunidades de golo couberam à equipa de Cascais, na mais flagrante André Vidigal aproveita uma transição rápida e correr desde a linha de meio campo com a bola no pé, entra na área descaído pela direita e com dois adversários pela frente remata para defesa apertada do guardião Poveiro.

Após uma primeira parte soalheira na Póvoa de Varzim, a segunda parte foi brindada com uma chuva torrencial, deixando o terreno de jogo bastante pesado e quase impraticável, desgastando os homens da frente de ataque do Estoril Praia, muito solicitados nas recuperações de bola e nas transições rápidas.

Ao minuto 71 Bruno Pinheiro mexe pela primeira vez da equipa, precisamente para refrescar a frente de ataque, fazendo entrar André Clóvis para o lugar de Aziz e Bruno Lourenço para o lugar de André Vidigal.

Com as alterações o Estoril Praia ganhou novo folego e foi subindo no terreno, com as iniciativas dos canarinhos a serem quase sempre travadas em falta pelos homens do Varzim.

Até final Bruno Pinheiro mexeu na equipa mais duas vezes, na primeira, aos 87 minutos tirou André Franco e fez entrar Marcos Valente, na segunda, aos 90 minutos, permitiu a estreia de Lazare, que entrou para o lugar de Crespo.

Até final o resultado não se alterou, o Estoril Praia conquistou 3 pontos e assumiu a liderança isolada à condição da Liga Portugal 2 SagSeg.

No rescaldo da partida, Hugo Gomes foi eleito o Homem do Jogo pela SportTV.

“Foi uma vitória muito importante num campo muito difícil, e não falo só do estado do relvado, a qualidade do Varzim não espelha o lugar na tabela classificativa que ocupa neste momento”, referiu Bruno Pinheiro, na Conferência de Imprensa pós-jogo.

O Estoril soma 16 pontos ao fim de 7 jornadas. Na próxima jornada, agendada para 30 de outubro, o Mágico recebe o Cova da Piedade no Estádio António Coimbra da Mota.

Estoril Praia é líder da Liga Portugal 2 Sabseg