O Estoril Praia reforçou esta segunda-feira, 4 de janeiro, a liderança da Liga Portugal 2 SabSeg, depois de receber e bater o Penafiel, numa partida a contar para a jornada 14 da competição.

O Penafiel apresentou-se para esta partida como quarto classificado na prova, com 4 vitórias e um empate nos últimos 5 jogos.

O Estoril Praia fez alinhar de início Dani Figueira na baliza, Carles Soria, Hugo Basto, Hugo Gomes e Joãozinho na linha defensiva, João Gamboa, Rosier e Crespo no meio-campo, Harramiz, Bruno Lourenço e João Carlos na frente de ataque.

Começou melhor o Estoril Praia, impondo o Futebol que tem vindo a praticar esta época, com construção a partir do reduto defensivo e progressão no terreno variada, ora pelo centro do terreno com Gamboa e Crespo, quer pelas alas com os laterais a apoiarem os extremos.

O primeiro golo da partida surgiu à passagem do minuto 20, Soria isola João Carlos na direita com o avançado a conseguir fazer o cruzamento, a defesa contrária e a bola sobra para Miguel Crespo, que de primeira remata para o fundo das redes adversárias.

O golo galvanizou os comandados de Bruno Pinheiro e nos 5 minutos que se seguiram ao golo o Estoril Praia dispôs de 4 pontapés de canto.

O Penafiel esboçou uma reação e ao minuto 34 criou perigo junto da baliza do Mágico, numa jogada de Ronaldo que Wagner não conseguiu concretizar.

O jogo entrou numa fase mais dividida, com menos espaços para jogar mas sem que o Estoril Praia mudasse a sua identidade de jogo.

Bruno Lourenço Estoril Praia
Bruno Lourenço festeja o 2-0 para o Estoril praia

A persistência deu resultado e já em tempo de compensação da primeira parte, João Gamboa desmarca Harramiz na direita, o extremo progride no terreno e centra à meia altura para o coração da área onde Capela disputa da bola com Bruno Lourenço com a bola a terminar no fundo das redes do Penafiel. Estava feito o 2-0 para o Estoril Praia, autogolo de Capela.

O Penafiel aproveitou o intervalo para fazer alterações na equipa e começou o segundo tempo mais atrevido no jogo, mas a defesa do Mágico Estoril Praia mostrou-se sempre segura.

O terceiro golo para o Estoril Praia surgiu ao minuto 51, Hugo Gomes bateu de forma exemplar um livre frontal com a bola só a parar no fundo das redes da baliza à guarda de Luís Ribeiro. O Estoril Praia começava a segunda parte com uma vantagem confortável sobre o quarto classificado da Liga Portugal 2 SabSeg.

A vencer com uma diferença de três golos Bruno Pinheiro fez algumas alterações da estrutura da equipa, dando tempo de jogo a atletas menos utilizados.

Já em tempo de compensação, o Penafiel reduziu para 3-1, na sequência de um pontapé de canto na direita do ataque dos visitantes e Paulo Henrique de cabeça ao primeiro poste faz o único golo do Penafiel na partida.

Miguel Crespo foi eleito pela Sport TV o Homem do Jogo.

O Estoril Praia venceu e reforçou a liderança da Liga Portugal 2 SabSeg, somando agora 33 pontos em 14 partidas disputada.

Na próxima jornada o Mágico visita o Chaves, com o jogo agendado para sábado, dia 9 de janeiro às 11 horas, com transmissão em direto na Sport TV.

A análise de Bruno Pinheiro

Ficha de jogo