“Parabéns aos jogadores e obrigado aos adeptos”, Ian Cathro
O Estoril Praia venceu, hoje, o Santa Clara, no Estádio de São Miguel, nos Açores, por 2-3. Na conferência de imprensa pós-jogo, Ian Cathro realçou a capacidade mental dos atletas e agradeceu o apoio dos adeptos que considerou “muito importante”,
Em resposta a uma questão sobre a justiça no marcador, o treinador dos canarinhos desvalorizou o tema, realçando a dificuldade que a equipa da linha teve em colocar em prática o plano de jogo, tendo em conta o estado do relvado: “Se o resultado é justo ou não, nunca vou muito por aí porque a vida não é justa. Mas para fazer uma análise da partida, acho que os jogadores entraram bem, nós entrámos bem, começámos a tentar fazer o nosso plano de jogo e, simplesmente, o relvado não permitiu muito isso. Depois o encontro tornou-se a importância do duelo, se dois jogadores tivessem de virar na mesma direção, ver quem fica de pé e quem cai... Foi muito difícil. Houve algumas mudanças para tentar ter mais controlo em momentos diferentes do jogo. Duas equipas e dois treinadores a procurar, um desiquilibrar, e o outro reequilibrar as coisas, mas só quero dar os parabéns aos jogadores pelo trabalho que fizeram. Trabalhar no relvado que encontrámos hoje é muito, muito difícil.”
Sobre a importância de uma vitória perante a “equipa sensação do campeonato”, Ian Cathro preferiu destacar a bravura dos seus atletas e a ligação cada vez maior entre adeptos e equipa: “Não tem a ver com ser contra o Santa Clara. Isto foi muito difícil. Condições muito difíceis e, mesmo assim, quando tens um resultado de 2-0 e perdes essa vantagem, fica ainda mais difícil e essa é a capacidade que estamos a conseguir criar com este grupo de jogadores. Também quero falar dos adeptos que viajaram e estavam ali, porque é algo muito especial e importante para nós. Quero pôr mais importância na capacidade mental deste grupo e no espírito de crescimento, assim como essa ligação entre os adeptos e a equipa para ter essa energia, porque nós vamos sempre tentar ganhar. Hoje conseguimos, haverão outros momentos em que não vamos conseguir, mas vamos sempre [tentar]. Parabéns aos jogadores e obrigado a toda a gente que viajou para estar aqui e estar presente.”
Quanto às alterações táticas, o treinador escocês do Estoril Praia lembrou que ao “ter dois jogadores nos corredores laterais foi possível ter mais controlo” e “defender mais longe da baliza”.
A terminar e já com os olhos postos no próximo encontro, o mister recordou que a equipa vive no dia-a-dia: “Acho importante nós disfrutarmos um bocadinho, porque foi preciso muito trabalho para conseguir esta vitória aqui, mas depois vamos estar a pensar no próximo jogo e o que fizemos antes não vai ajudar muito porque o próximo jogo vai ser igualmente difícil se ganhássemos hoje ou não.”
“Vamos viver no presente e continuar em busca do nosso objetivo que é crescer”, finalizou.


