Ian Cathro revela equipa preparada para desafio na Madeira

O treinador do Estoril Praia, Ian Cathro, fez, hoje, a antevisão à partida da 22ª jornada da Liga Betclic, frente ao Nacional da Madeira, onde garantiu uma equipa pronta para o duelo com os insulares.
Horas antes de partir para a Madeira, o técnico escocês elogiou o trabalho de Tiago Margarido, treinador do Nacional, assim como as dinâmicas dos alvinegros: “São duas boas equipas e, se as condições o permitirem, vamos ter um bom jogo de futebol. Vejo o Nacional como uma equipa que tem melhorado ao longo do tempo, com um bom trabalho do treinador. É uma equipa que sabe chegar à área, que tem bons médios por dentro, tem aceleração por fora, compromisso no campo e que, claramente, sabe competir. Talvez, na última jornada tenha sido um jogo muito importante para eles e acredito que vai ser uma equipa com confiança, preparada para jogar connosco. Por outro lado, nós somos o Estoril e também estamos preparados para ir lá.”
Kévin Boma viu o quinto amarelo na partida com o Boavista FC, pelo que se encontra impedido de ajudar os colegas neste jogo. Ian Cathro, confrontado com essa questão, disse que tem soluções para cobrir a ausência do togolês: “Mangala ou Pedro Amaral são soluções diferentes e que têm impacto na dinâmica que temos na nossa construção, como cobrimos o espaço a defender, falando dos três centrais, também tem impacto na nossa escolha para fazer os corredores por fora... Temos de ter todos os jogadores preparados e abertos para que consigamos ser versáteis e ter soluções diferentes, pois vamos ter muitas dificuldades e problemas [durante a época], por isso, teremos de ter soluções.”
Quanto à sequência vitoriosa e questionado sobre se o sucesso se deve à mudança de sistema tático, o treinador canarinho coloca o foco no crescimento contínuo, cujos resultados são a consequência. “Acho que o grupo tem crescido desde o início da época até agora, mesmo num momento sem resultados. Mas coloco o foco no facto de termos conseguido manter a nossa atitude, o nosso trabalho, melhorando, sem drama, pânico, mudanças e conseguimos ter alguma paz para fechar as portas e trabalharmos juntos. Isso vai ser sempre mais importante do que um sistema com quatro, três ou dois...”
“Gosto muito de futebol, de tática, tudo isso tem grande importância mas, no fundo, o futebol é jogado por pessoas e eu vejo isso como muito mais importante, assim como a capacidade que tivemos, em todos os momentos da época, de continuar a crescer juntos para chegar o momento em que, agora, nós sabemos competir. Os jogadores sabem o que têm de fazer para proteger a equipa. Todos os jogadores trabalham muito, todos os dias. E o que nós temos dentro da equipa, com o staff e, também, agora, que está a crescer cada vez mais, com a bancada, com todos os que têm paixão por este clube, é energia positiva. Para mim, estes quatro valores têm mais importância do que sistemas táticos. Isso é importante mas, no fim do dia, somos pessoas e temos de conseguir as coisas juntos”, sublinhou.
Para o mister Ian Cathro, todos contam: “Não posso estar aqui sentado e não falar de um Estoril diferente. Ter um plantel e um grupo em que todos fazemos um grande esforço, todos os dias, para melhorar e para estarmos preparados. Os homens que começam, os que entram e os que não entram porque estão a trabalhar no dia seguinte para estar preparados. Isso é a parte mais importante e, se há algo no ar que é especial, é essa a ligação entre eles, a capacidade de trabalhar juntos e ir atrás do objetivo.”
“Tenho já muitos anos de futebol e sei que também fui vaiado nalguns momentos e a perceção de fora muda muitas vezes. O futebol muda. As coisas mudam. Nós temos que entender isso, não podemos pensar que já fizemos alguma coisa. Se nós não entrarmos bem no jogo amanhã, cinco vitórias antes não valem para nada. Vivo no presente e quero que os jogadores vivam no presente. Tudo muda no futebol e muda rápido, se não estás preparado viver e atuar no momento, estás perdido. Com tudo a mudar à nossa volta, a única coisa que tenho de garantir é que o nosso trabalho diário, a minha forma de estar e trabalhar e o foco em ajudar todos os jogadores, isso é que não vai mudar. E essa consistência é o que está a permitar competirmos melhor e ficarmos mais perto de conseguir melhores resultados. Ainda falta muito e nós queremos continuar a melhorar”, finalizou.
O jogo com o CD Nacional está marcado para amanhã, pelas 15H30, no Estádio da Madeira.