Ian Cathro pede rigor e concentração na receção ao Estrela da Amadora
Ian Cathro compareceu, esta manhã, na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota para a conferência de antevisão ao encontro com o Estrela da Amadora, em jeito de pontapé de saída para a temporada 2025/26.
A pré-época do Estoril Praia ficou marcada por encontros com equipas de dimensão superior e o técnico canarinho lembrou que é preciso passar por dificuldades para dar azo ao crescimento que é o objetivo principal: “Não posso ser hipócrita. Não posso dizer que queremos crescer, ganhar o direito de ter outros objetivos e ambições, melhorar todos os dias e depois, com todo o respeito, jogar com adversários da Liga 3 ou do Campeonato de Portugal. Isso não faz sentido, é ser hipócrita.”
“Se queremos chegar a um ponto em que já conseguimos um Estoril mais estável e preparado, o próximo passo é procurar ter outros objetivos, mas temos que chegar lá com algumas dificuldades. A pré-época decorreu de uma forma perfeita para sentirmos exatamente o que nós queríamos que era crescer na dificuldade e estar preparados para competir e melhorar todos os dias”, clarificou.
Tendo em conta que o adversário de segunda-feira é o mesmo que terminou a temporada passada, refere que “as duas equipas começam do zero e ninguém sabe o que vai acontecer”.
Numa fase inicial da temporada, o treinador estorilista lembrou a importância do rigor para alcançar um bom resultado: “Haverá sempre diferença entre preparar o jogo na primeira e na segunda jornada do que a décima ou décima primeira, onde, obviamente, já estamos noutra situação. Já sabemos um pouco mais do lado psicológico, se uma equipa está a ganhar, se está a perder, essas coisas têm o seu impacto. Talvez seja mais complicado, mas também estamos numa fase de crescimento e aquisição de rotinas. Nesta primeira fase vai ser sempre assim. A parte mais importante para nós é tentarmos manter a nossa ordem e muito rigor no nosso jogo. As primeiras jornadas são jogos que costumam ficar encaixados em que qualquer erro, decisão ou falta de concentração, porque também estamos a voltar à competição, podem fazer a diferença. Temos de garantir que estamos concentrados, com muito rigor e humildade para trabalhar muito.”
Questionado sobre as entradas e saídas, o técnico lembrou que é necessário “continuar o processo de equilibrar o grupo” e que é importante “viver na realidade” em que o Estoril Praia se encontra.
“Sabemos que, neste momento, ainda não temos o equilíbrio que precisamos no plantel e, obviamente, estamos a trabalhar nisso. Quando não “comes” primeiro, tens de saber a tua realidade e trabalhar dentro dela, procurando as melhores decisões. Se for preciso mais algum tempo, é preciso mais algum tempo. Se isso representa termos algum problema nas primeiras semanas, temos um problema nas primeiras semanas. O treinador não pode chorar sobre isso porque tem de arranjar soluções, ajudar o grupo e ir para a frente. Acredito que vamos acabar esta fase de janela de transferências com o nosso plantel equilibrado para fazer o nosso jogo”, finalizou.
O encontro com o Estrela da Amadora está marcado para as 18:45 horas de amanhã, 11 de agosto, no Estádio António Coimbra da Mota.


