Bem-vindo ao Website Oficial do Estoril Praia
► Futebol

Ian Cathro focado num processo com humildade e ambição

12.09.2025
Ian Cathro focado num processo com humildade e ambição

O treinador do Estoril Praia esteve presente hoje na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota para fazer a antevisão ao encontro com o AVS-Futebol, SAD.

“A semana decorreu com toda a normalidade. Há momentos em que uma equipa pode não estar a trabalhar tão bem e não está a conseguir resultados. Quando acontece, é um momento mais difícil. E há outros momentos quando uma equipa pode estar a trabalhar bem e mesmo assim não consegue ter os resultados que se alinhem com o trabalho diário e até o rendimento em campo. No nosso caso, estamos a trabalhar bem, a tentar continuar o nosso processo com muita humildade, mas também muita ambição no que queremos para o nosso futuro e do clube. Encaramos tudo isto com normalidade, estamos a continuar a trabalhar bem e a prepararmo-nos para entrar bem neste jogo”, garantiu relativamente ao facto de os resultados ainda não terem sido favoráveis ao Estoril Praia neste início de campeonato.

O técnico lembrou também que esta não é a equipa nova que era no ano transato e que este plantel já ganhou e continuará a ganhar muitas vezes.

“Temos de ser capazes de viver nessa realidade [de ainda não ter aparecido a primeira vitória] e continuar com normalidade no nosso processo de tentar melhorar todos os dias. É preciso ter essa humildade e honestidade para garantir que estamos a trabalhar e a acertar as coisas que temos de acertar neste momento para melhorar a nossa capacidade de controlar jogos, de dominar momentos em jogos, de mostrar controlo mesmo quando a partida entra em momentos caóticos que acontecem sempre por uma razão ou outra. Estamos focados em acertar essas coisas para crescer de uma forma constante durante esta época”, referiu.

Relativamente ao adversário de amanhã, Ian Cathro destaca o momento defensivo do AVS: “Vamos encontrar uma equipa do AVS com um processo muito bem definido na parte defensiva. Tem golos sofridos como nós, mas dá para ver um processo muito sólido no momento defensivo, assim como atitude para defender e competir. É uma equipa que não vai baixar os braços. No momento ofensivo estão a tentar criar dinâmicas na largura, têm velocidade e jogadores criativos que conseguem encontrar espaços do meio-campo para a frente. É uma equipa que ainda está em evolução devido à realidade do mercado de uma equipa portuguesa que não é um dos grandes. Normalmente, tem de fazer alguns negócios na parte final do mercado. Com todos esses fatores, ainda está em construção, mas vejo uma boa equipa e já com muito trabalho.”

Sobre os internacionais que já regressaram das respetivas seleções, o técnico canarinho sublinhou o momento importante por que estes atletas estão a passar: “Tivemos a sorte de ninguém voltar lesionado das seleções que é sempre muito importante. É sempre especial para o jogador representar a sua seleção. Normalmente, volta com um ar diferente porque têm muito orgulho neste momento e nós também por eles. Quando o jogador volta da seleção, vem com uma energia extra. Principalmente para os jogadores que estão a começar a ter estas experiências novas. Só traz coisas positivas. É algo que será um reflexo do nosso trabalho aqui. O que procuramos é ajudar todos os jogadores a melhorar, a desenvolver e isto é uma consequência. Agora estamos todos juntos novamente, eles entraram com normalidade no regresso ao trabalho e estamos todos a preparar este jogo. Relativamente aos que entraram e ganharam mais minutos no último jogo, posso repetir que temos um grupo que sabe trabalhar muito bem, juntos e há muita entreajuda entre eles. Acho que ficou claro em campo que todos os jogadores estão a mostrar a qualidade e capacidade que têm. Precisamos de todos para ir crescendo e construindo um futuro melhor e mais estável para este clube.”

A terminar, Ian Cathro reforçou o facto de este plantel trabalhar com muita humildade: “Trabalhamos com muita humildade. Sabemos que estamos muito longe de ser perfeitos, mas vamos procurar sê-lo. Para isso é preciso sermos humildes, perceber onde é que podemos melhorar, perceber a estratégia que está do outro lado e aprender com o trabalho e estratégia dos adversários. Este é um ponto muito importante. Continuamos a mostrar, uns dias com mais erros, outros com menos, que esta equipa do Estoril será algo de positivo para a liga portuguesa. Acho que somos capazes de trazer qualidade para este campeonato.”

O jogo com o AVS – Futebol, SAD está marcado para amanhã, pelas 15H30, no Estádio António Coimbra da Mota e terá arbitragem do estreante Diogo Rosa.


Partilhar:

#JuntosPeloMágico

Jogadores Estoril Praia