Bem-vindo ao Website Oficial do Estoril Praia
► Futebol

Crónica: Muralha uruguaia impediu canarinhos de voar

08.09.2026
Crónica: Muralha uruguaia impediu canarinhos de voar

O Estoril Praia e o FC Arouca defrontaram-se, no Estádio António Coimbra da Mota, em jogo a contar para a 5.ª jornada da Liga Portugal Betclic que terminou com um nulo e consequente divisão de pontos.

Não obstante, foi uma partida plena de futebol com inúmeros lances de perigo e momentos de muita qualidade técnica, isto apesar da aparição do famoso vento da Amoreira nesta noite.

Os canarinhos até começaram bem com um livre direto de Jordan Holsgrove que tentou utilizar o fator meteorológico anteriormente mencionado para surpreender De Arruabarrena, mas o guarda-redes uruguaio assinou aqui a primeira de várias paradas que lhe valeram o prémio de melhor em campo. Já lá vamos...

Eram os homens da casa quem assumiam as rédeas do jogo, apesar dos contra-ataques venenosos dos lobos da Serra da Freita.

Aos 27’, André Lacximicant combinou com o capitão João Carvalho. Este temporizou e colocou a bola na pequena área onde apareceu o mesmo para cabecear para as mãos de De Arruabarrena numa defesa repleta de reflexos.

A primeira jogada de perigo do Arouca surgiu por intermédio de Djouahra que bateu um livre lateral em direção à baliza que passou pouco por cima do travessão.

Três minutos depois, o mesmo interveniente disparou do meio da rua com o esférico a sair a escassa distância do poste esquerdo de Joel Robles.

Muralha uruguaia ergueu-se nos derradeiros minutos

A segunda metade iniciou-se como a primeira. Com o Estoril Praia a chegar com perigo à baliza adversária. Aos 47’, André Lacximicant fletiu para o meio e atirou rasteiro com a bola a passar a centímetros do objetivo.

Entre muita luta e energia colocada nos duelos, o jogo entrou numa fase mais atabalhoada, até que, aos 59’, Trezza encontrou Barbero na grande área que, fazendo jus ao nome, penteou para defesa atenta de Joel Robles.

Era o melhor momento dos visitantes na partida. Porém, quem se agigantou foi o ‘menino’ de 18 anos do Estoril Praia, Jordan Arnolin, que se ia estreando a marcar com um fulminante pontapé com o pé esquerdo, sem deixar a bola cair. A direção não foi a desejada, ainda assim criou muitos calafrios aos lobos. Corria o minuto 67.

Trezza era um dos elementos mais em foco no ataque dos nortenhos e, dois minutos volvidos, ia gelando o Vale da Amoreira com um remate que parecia dirigir-se ao ângulo. Contudo, saiu ligeiramente ao lado e os canarinhos respiraram de alívio.

Respiraram de alívio e encheram-se de energia, pois a partir deste momento, só deu Estoril Praia e... Ignacio De Arruabarrena.

Aos 73’, João Carvalho deu o mote com um remate cheio de intenção, em jeito e com a força certa, só que o guardião estava em noite sim e, em vôo, tocou e enviou a encomenda para o poste esquerdo.

Seguiu-se Jordan Holsgrove com um tiro de fora da área que contou com uma defesa no relvado de De Arruabarrena, aos 84’.

O Arouca ainda assustou com um remate de pé esquerdo de Mansilla para uma parada incompleta de Robles e, na recarga, Nandin atirou por cima. Porém, o cenário estava escrito e chegara a hora de se erguer uma autêntica muralha uruguaia na baliza norte do Estádio António Coimbra da Mota.

Aos 87’, João Carvalho descobriu e isolou Rafik Guitane e este, de primeira, atirou em jeito, rasteiro para uma enorme parada do guarda-redes. Três minutos depois, De Arruabarrena deixou todos os espetadores boquiabertos com uma dupla defesa fenomenal. Primeiro após um remate, em grande estilo, de Tiago Brito. Depois, a bola sobrou para um Ismael Sierra que, envolvido no ataque, pára no peito e, sem deixar cair, atira ao ângulo. De Arruabarrena lança-se, toca no esférico e este encaminhou-se para o travessão, saindo, posteriormente, pela linha de fundo.

Como se não bastasse, na última jogada do encontro, Peixinho ganha em zona ofensiva, oferece a Begraoui que, ao rodar sobre um oponente, atira com força e toda a intenção para aparecer, novamente, e para desespero de todos os estorilistas o guardião De Arruabarrena, garantindo um ponto para os arouquenses e muitos (!) pesadelos para os canarinhos.

Divisão de pontos inevitável na Amoreira com um nulo segurado por uma exibição de encher o olho do guarda-redes visitante.

Podes ver o resumo aqui.

O próximo encontro do Estoril Praia será no Estádio Municipal de Braga, na segunda-feira, 14 de setembro, pelas 20:45 horas.


Partilhar:

#JuntosPeloMágico