Crónica: Divisão de pontos na visita a Rio Maior

No jogo de estreia da 8.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o Estoril Praia deslocou-se ao Estádio Municipal de Rio Maior para defrontar o Casa Pia AC, num encontro que terminou empatado a duas bolas.
Com a chegada da hora da partida, a temperatura arrefeceu drasticamente, como do dia para a noite, e apenas o calor do golo dos canarinhos fez aquecer, num primeiro momento, as almas dos muitos estorilistas presentes em Rio Maior.
Era o primeiro lance de perigo no encontro, aos 13’, e surgiu através de um canto batido na direita, por Jordan Holsgrove. O britânico cobrou para a zona da pequena área, o guarda-redes casapiano, Daniel Azevedo, socou, o esférico sobrou para João Carvalho que, sem deixar cair, rematou de primeira e, na trajetória, desviou em Lominadze para, posteriormente, se aninhar no fundo das redes.
Irrompia a felicidade com um grito em uníssono numa bancada visitante repleta de amarelo e que fez o Estoril Praia sentir-se em casa nesta deslocação à zona centro do país.
Até então, a posse de bola ia sendo dividida irmamente, porém o golo criou necessidade ao Casa Pia de ir em busca do empate. Aos 22’, nota para o primeiro lance de registo para os visitados com Livolant, sempre muito ativo, a aparecer solto na direita do ataque e a centrar para o coração da área onde Felix Bacher surgiu para um corte in extremis para canto.
Dois minutos depois, Kaique Rocha penteou o esférico e deixou-o à disposição de Livramento já na grande área. Contudo, o avançado caboverdiano pontapeou por cima.
Já aos 28’, os avisos tornaram-se realidade e, também através de um canto, Livolant colocou no centro da área onde apareceu Kaique nas alturas para repor a igualdade no marcador com um cabeceamento sem hipótese para Joel Robles.
Livolant aplicava alta rotação no ataque casapiano e foi praticamente sempre através do francês que os gansos iam criando perigo. Aos 39’, atirou por cima do travessão, após um passe em profundidade de Seba Pérez e, aos 43’, em contra-ataque, assistiu Larrazabal que obrigou Robles a aplicar-se e a protagonizar boa defesa.
Porém, o guardião já não conseguiu deter o remate de meia distância de Livolant que assinou um golo que levantaria qualquer estádio do mundo, já perto do intervalo.
No tempo de compensação, ainda houve tempo para Lominadze voltar a assustar Daniel Azevedo, depois de desviar um canto ao primeiro poste cobrado por Pedro Amaral.
O resgate do capitão
A segunda parte começou mais morna, apesar do vento frio que se fazia sentir em Rio Maior, e foi apenas aos 62 minutos que se registou a primeira aproximação perigosa com Yanis Begraoui a cabecear após livre lateral de João Carvalho.
Ao lance estorilista responderam os gansos com um contra-ataque do dinamizador Livolant que apenas foi parado por uma grande defesa de Joel Robles para canto. Na sequência, Kaique Rocha quase bisou quando cabeceou a rasar o travessão.
O jogo rejuvenesceu a partir do 60’ e foi aos 70’ que Felix Bacher ficou a centímetros de festejar. O central austríaco, já na pequena área, cabeceou como mandam as regras, de cima para baixo, o canto de Jordan Holsgrove, mas o esférico acabou por subir demais e saiu por cima.
Não foi aos 70’, mas sim aos 83’ que o capitão João Carvalho fez as delícias dos adeptos canarinhos com um golaço sem hipótese para o guarda-redes adversário, fruto de um remate sem deixar a bola cair no chão que explodiu nas redes casapianas.
Galvanizados pelo golo, o Estoril Praia foi em busca do terceiro e este só não apareceu porque Daniel Azevedo fez a defesa da noite. João Carvalho protagonizou mais um grande passe para André Laxcimicant que, na passada, rematou cruzado para uma grande estirada do guarda-redes visitado.
Até ao término da partida, ambas as formações tentaram aproximações à baliza adversária, mas o marcador não mais mexeu e o resultado final fixou-se na divisão de pontos em Rio Maior.
Segue-se a pausa no campeonato para compromissos das seleções nacionais, sendo que o próximo encontro será a visita ao recinto do Belenenses para a Taça de Portugal.
Podes ver o resumo do jogo aqui.