Bem-vindo ao Website Oficial do Estoril Praia
► Futebol

Crónica: Canário afirmativo no ninho do Dragão

30.11.2025
Crónica: Canário afirmativo no ninho do Dragão

O Estádio do Dragão vestiu-se de gala para receber o Estoril Praia na 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic, numa noite que terminou com uma derrota dos canarinhos, por 1-0, frente ao FC Porto.

Os canarinhos mostraram ao que vinham no ninho do Dragão logo aos quatro minutos com uma arrancada de Yanis Begraoui, após grande passe de Rafik Guitane que deixou isolado o franco-marroquino, tendo este desferido um remate a 30 metros, sem Diogo Costa na baliza, que só não deu golo porque a pontaria estava ligeiramente desafinada.

Contudo, ao rasgo do canarinho, respondeu o Porto com um golo de William Gomes que apareceu isolado aos sete minutos e encostou perante a pressão de Robles e Bacher.

Estava inaugurado o marcador na invicta, porém o Estoril partiu em busca do prejuízo e pegou na batuta da partida por uma orquestra composta por Jordan Holsgrove, Jandro Orellana e João Carvalho comandados pelo maestro da noite, Rafik Guitane.

Borja Sainz ameaçou avolumar o resultado aos 20’, mas Robles defendeu com segurança e, nessa altura, já os canarinhos tinham tomado conta das operações.

O domínio territorial começou a dar frutos com jogadas perigosas a partir dos 22’, quando Jordan Holsgrove picou uma bola por cima da defensiva portista para Ricard, sempre ativo na direita, aparecer isolado na grande área, tendo rematado por cima do travessão, provocando o primeiro calafrio no Dragão. Logo a seguir, foi João Carvalho que tentou de meia distância para defesa segura de Diogo Costa.

Rafik Guitane foi um autêntico quebra-cabeças para os defesas do Porto e, à passagem da meia hora, deixou vários adversários pregados ao chão e ofereceu o golo a João Carvalho que acabou por atirar ao lado, em boa posição já na grande área.

O capitão voltou a tentar, aos 32’, com um remate à entrada da área para uma defesa segura do titular da seleção nacional e a primeira parte terminou com mais uma jogada de génio de Rafik que entregou a Begraoui, já dentro da zona de rigor, porém o avançado atirou por cima, quase gelando os 45 mil espetadores que se deslocaram ao recinto.

Lutar até ao fim

Com o assumir do jogo por parte dos canarinhos, a estatística não enganava: 2 para 9 em remates, o que demonstrava na perfeição o que se passou na primeira metade. Ainda assim, a reação caseira foi forte e o regresso dos balneários mostrou um Porto incisivo com várias oportunidades.

Aos 46’, Joel Robles, sempre com muita presença na baliza, resolveu uma jogada perigosa entre Borja Sainz e Rodrigo Mora. Sete minutos depois foi William Gomes quem testou o guardião espanhol que respondeu, a dois tempos, com uma defesa por instinto.

Passava o minuto 58 quando Kiwior atirou de cabeça, a rasar o poste direito, depois de um centro bem medido do lateral direito Alberto Costa e, aos 63’, Froholdt entregou o esférico a Gabri Veiga que, em boa posição, rematou para mais uma parada fundamental de Joel Robles.

O guardião continuou a ser figura central aos 67’, num momento em que o compatriota Samu lhe apareceu à frente, sem oposição, com o guarda-redes a realizar uma mancha enorme, mostrando, com toda a plenitude, a envergadura das asas do canário que pousou com afirmação no reduto do Dragão.

O ímpeto dos visitados foi-se esmorecendo após os 70’ e, a partir daí, a turma da Linha voltou a estar por cima na partida com muita personalidade e posse de bola.

Já com Ferro em campo e uma linha de três centrais, foi através do central português que surgiu o último lance de perigo do jogo. Corria o nonagésimo primeiro minuto quando um livre lateral de João Carvalho sobrou para Ferro que, à meia volta, atirou fortíssimo para um corte decisivo, de cabeça, de Jan Bednarek.

Assim terminou uma partida que demonstrou um Estoril Praia afirmativo no terreno do líder do campeonato e que, com certeza, deixou os estorilistas orgulhosos, apesar do resultado inglório.

O próximo encontro dos canarinhos será ante o Moreirense FC, dia 7 de dezembro, pelas 15H30.

Podes ver o resumo aqui.


Partilhar:

#JuntosPeloMágico

Jogadores Estoril Praia