Crónica: A bonança mesmo aqui ao lado
A formação de sub-23 do Estoril Praia empatou a duas bolas na receção à UD Leiria, em jogo a contar para a 15.ª jornada da Liga Revelação realizado esta tarde, no Estádio do Jamor.
Depois da tempestade, que obrigou a que jogo fosse adiado para hoje, vem a bonança... Ou quase! Os jovens canarinhos bem tentaram, principalmente no início do jogo, trazer uma nova vida à época e foram várias as oportunidades nos primeiros dez minutos.
Ayden Romo, ao segundo minuto, teve nos pés uma ocasião de ouro, mas o remate foi negado por Fábio Sousa com uma grande parada.
Aos 3’, Jordan Arnolin apareceu solto, ao segundo poste, e desviou o canto cobrado por Bernardo Lourenço por cima do travessão.
O médio centro também tentou, dois minutos volvidos, na cobrança de mais um canto, desta feita direto, porém o guarda-redes que viajou do Lis estava atento e cortou por cima da barra.
E aos 10’, após uma grande jogada coletiva, Léo Santos, habitual lateral esquerdo, hoje extremo direito, rematou forte para mais uma grande defesa de Fábio Sousa que se posicionava como uma das figuras da partida.
A UD Leiria só conseguiu responder à entrada afirmativa do Estoril Praia a partir dos 23’, quando uma carambola em Xavier Cavaco quase traía Fletcher Lowe que protagonizou a primeira de várias belíssimas defesas.
E quando nada o fazia prever, Tomás Bernardo, aos 28’, apareceu isolado perante Fletcher Lowe, picou a bola com uma bonita trivela e assinou o primeiro golo da tarde.
Impulsionados pelo golo, a UD Leiria subiu no terreno e teve duas boas ocasiões para avolumar a vantagem. À passagem da meia hora, Pedro Oliveira quase fazia o segundo após centro de Sebastião Leandro e, aos 32’, Tomás Bernardo volta a ficar isolado, mas desta vez um gigante sul-africano opôs-se aos seus intentos, fez uma defesa incrível através de uma enorme mancha e o lance perdeu-se na perspetiva leiriense.
Como quem não marca, sofre, o Estoril Praia fez o empate, aos 39’, quando Aziz cruzou ao segundo poste, Léo Santos desviou para a pequena área onde estavam Martim Dias e Ayden Romo que atacaram o esférico, com o português a introduzir a bola dentro da baliza.
Entrada fulgurante na segunda metade
O intervalo só pode ter sido bom conselheiro, pois Sana Ufala não deixou passar nem um minuto e, na primeira jogada da segunda parte, desferiu um remate cruzado, sem hipóteses para o guardião do castelo de Leiria, após passe atrasado de Léo Santos para a entrada da quina da área.
A reviravolta estava feita e cabia agora aos visitantes encontrarem o caminho da baliza de Fletcher Lowe, mas aos 63’, foi mesmo Bernardo Lourenço quem ficou isolado quando Léo Santos picou uma bola sobre a defesa, porém o domínio adivinhou-se complicado e o posterior remate já saiu com pouca força e permitiu a defesa tranquila de Fábio Sousa.
Sebastião Leandro era quem estava a dar mais trabalho à defensiva estorilista e, aos 67’, fugiu na rotura e, perante Fletcher Lowe, atirou forte e cruzado, mas o guardião agigantou-se novamente e fez mais uma enorme defesa com uma estirada rente ao relvado do Estádio do Jamor.
Era, agora, um jogo de parada e resposta e Baruti, fresco depois de regressar de uma paragem, arrancou na direção da baliza leiriense e rematou, à entrada da área, com a bola a passar perto.
Aos 76’, foi a vez de João Simões passar por vários adversários, entrar na grande área e atirar ao lado, desperdiçando uma grande ocasião.
Já aos 80’, depois de uma jogada coletiva tirada dos livros com assistência de Luís Gomes para Léo Santos que rematou forte com defesa de Fábio Sousa para o poste. O efeito da bola ainda deu a impressão de golo, no entanto o árbitro Nuno Oliveira não validou o mesmo e o marcador não mexeu.
Não mexeu aos 80’, mas sim aos 85’ e para os leirienses. Sebastião Leandro ganhou uma série de ressaltos, centrou para Felizandro que, tal como o nome indica, foi feliz e o esférico encaminhou-se para o fundo das redes para o empate final.
Novo desfecho inglório para os jovens canarinhos que demonstram evolução jogo após jogo, porém, como tem acontecido nos últimos jogos, não conseguem garantir a tão desejada e merecida vitória.
O próximo encontro da equipa de sub-23 será ante o Estrela da Amadora, no dia 14 de dezembro, domingo, pelas 11 horas da manhã.


