Bolas paradas ditaram goleada frente ao Benfica
A equipa feminina do Estoril Praia deslocou-se, esta manhã, ao terreno do SL Benfica, no Benfica Campus, no Seixal, e saiu derrotada por 6-1, frente às atuais campeãs nacionais.
Nuno Ventura promoveu a entrada e estreia de Vera Cid, reforço que chegou esta semana ao Estoril por empréstimo do Sporting CP, para dar consistência ao meio-campo, frente a uma formação encarnada que na última jornada havia perdido pontos na viagem a Torres Vedras.
As canarinhas até entraram melhor na partida e criaram uma ocasião de perigo, logo à passagem do minuto oito, com Mariana Campino a surgir isolada após grande passe de Iris Ferreira a rasgar a defesa, mas Lena Pauels conseguiu negar os intentos da lateral esquerdo.
Os primeiros quinze minutos mostraram muita personalidade por parte das visitantes, porém a capacidade física e técnica do Benfica entrou em campo e, a partir daí, foram muitas as tentativas com a primeira a surgir por parte de Andreia Norton, aos 18’, de fora da área, por cima do travessão.
Até que, aos 24’, as internacionais portuguesas Lúcia Alves e Carole Costa, desbloquearam o resultado através de uma bela jogada pela direita do ataque com um cruzamento da lateral para o desvio da central ao primeiro poste.
O Estoril Praia ainda esboçou uma reação, mas quem avolumou a vantagem foi o Benfica, por intermédio de Cristina Martín-Prieto, a responder positivamente ao cruzamento de Marit Lund, aos 40’.
E as contas não se ficaram por aqui até ao intervalo... No tempo de compensação e na sequência de um canto batido por Anna Gasper, Beatriz Cameirão atirou de cabeça para dentro da baliza defendida por Adriana Rocha.
Boa entrada na segunda metade prejudicada pela falta de eficácia defensiva
A personalidade é uma das palavras-chave das comandadas de Nuno Ventura e foi sem medos que a turma da linha entrou na segunda parte.
Marit Lund, através de um livre direto, proporcionou uma grande defesa a Adriana Rocha para canto, aos 53 minutos, mas a garra estorilista prevaleceu e Meredith Haakenson conseguiu mesmo reduzir sete minutos depois.
Sara Brasil bateu um livre lateral afastado pela defensiva encarnada, Mafalda Almeida, nas alturas, insistiu e Meredith Haakenson, após ganhar sobre Catarina Amado, tocou para o fundo das redes.
Contudo, a partir deste momento, só deu Benfica que se impôs na partida e não permitiu veleidades às canarinhas.
Aos 69 minutos, Alidou assinou o quarto golo, através de mais um canto batido por Gasper, com desvio ao primeiro poste de Carole, para a canadiana encostar para a baliza.
Quatro minutos depois, Jody Brown entrou, de forma fulminante, pela esquerda, centrou atrasado para Alidou que rematou rasteiro para uma defesa segura de Adriana Rocha.
Cheirava a novo golo do Benfica e este acabou mesmo por aparecer logo a seguir. Amado abriu o livro, passou por várias adversárias na mesma jogada, entregou a Jody Brown na esquerda, centrou para o coração da área, Martín-Prieto falhou, mas Lara Martins apareceu para o quinto tento.
Se já não estava, o jogo ficou definitivamente fechado após este momento, mas ainda houve tempo para o sexto em período de compensação, tal como sucedeu na primeira parte. Marit Lund bateu um canto curto, desposicionou a defensiva canarinha, cruzou com conta, peso e medida para o cabeça de Cameirão que desviou para dentro da baliza com o esférico ainda a embater na trave.
Belo golo para terminar uma partida bem jogada pelo Estoril Praia que, apesar da goleada, nunca se escondeu, mantendo a génese da equipa olhando de frente para as campeãs nacionais.
O próximo encontro das canarinhas será no sábado, dia 25 de janeiro, pelas 15 horas, no Estádio das Seixas, na Malveira, frente ao Torreense.


