Vitória suada vale primeiros três pontos

O Estoril Praia recebeu e venceu, hoje, o Nacional da Madeira por uma bola a zero, no Estádio António Coimbra da Mota, em jogo a contar para a quinta jornada da Liga Betclic. O golo foi apontado por João Carvalho à passagem dos 20 minutos.

O Nacional mostrou rapidamente ao que vinha na Amoreira e tomou conta dos lances capitais dos primeiros minutos com oportunidades e lances de perigo iminente na grande área caseira. Foi logo no primeiro ataque que, através de um lançamento do lado direito, Ulisses Rocha surge solto e cabeceia para uma defesa fotogénica de Robles.

Cinco minutos depois foi Appiah quem ultrapassou Boma (que se estreou com a camisola do Estoril) e tentou surpreender o guardião espanhol que desviou para canto.

Logo a seguir, aos 9′, Tiago Reis dispôs de duas oportunidades flagrantes para marcar: a primeira após centro antecipado de Gustavo Garcia, cujo cabeceamento passou muito perto do poste esquerdo; a segunda com um remate em esforço já na pequena área que enviou a bola novamente rente ao mesmo poste.

Já diz o provérbio, “um azar nunca vem só” e foi exatamente o que aconteceu aos insulares com Ulisses Rocha a enviar a bola ao poste esquerdo num cabeceamento em voo, numa autêntica avalanche de oportunidades desperdiçadas.

O jogo estava vivo e o Estoril Praia apareceu na partida com um lance perigosíssimo de Yanis que se isolou a passe de Pedro Carvalho na direita e rematou para um corte in extremis de Ulisses.

Este foi o suplemento de energia que a turma da linha necessitava e João Carvalho tirou um coelho da cartola mágica e com um chapéu magnífico, após corte incompleto de Lucas França, assinou o único golo do jogo.

A reação forasteira não se fez esperar e Appiah soltou-se na área logo a seguir com um bom corte de Pedro Amaral, mas o pendor da partida começou a ser mais dividido e Xeka, primeira vez a titular, obrigou Lucas França a defesa atenta a um livre direto.

Contudo, o Nacional entrou novamente numa cadência atacante muito perigosa e Ulisses voltou a desperdiçar oportunidade clara com um cabeceamento por cima da trave quando estava isolado na pequena área. Três minutos depois, Tiago Reis também atirou ao lado da baliza de Robles num cabeceamento traiçoeiro.

Eficácia estorilista rendeu três pontos

Em busca do empate, o Nacional voltou a entrar melhor, mas sem a mesma intensidade no último terço do ataque que deu muitas dores de cabeça à defensiva caseira na primeira parte.

Sem oportunidades de maior, aos 65 minutos, surgiu um dos lances mais importantes da partida pelo impacto posterior no jogo. Ulisses Rocha, protagonista maior dos alvinegros, numa disputa de bola com Vinícius Zanocelo, pontapeou o médio do Estoril Praia e foi expulso.

A partir deste momento, os canarinhos ficaram mais tranquilos, conseguiram criar domínio e controlo dos vários tempos de ataque e começaram a aparecer várias oportunidades. A primeira por intermédio de Boma, de cabeça, com a bola a sobrevoar a trave, após canto bem batido por João Carvalho.

Dez minutos depois, o internacional cabo-verdiano Fabricio desperdiçou uma oportunidade flagrante ao acertar no poste, após passe de bandeja de Marqués e, já em tempo de compensação, Fabricio soltou para Wagner que, perto da pequena área, não fez melhor do que acertar nas redes laterais.

A eficácia imperou e o mais importante estava garantido quando o árbitro apitou para o final da partida. O Estoril Praia alcançou, assim, a primeira vitória na Liga Betclic perfazendo agora um total de cinco pontos em cinco jogos.

O próximo encontro da turma da linha está marcado para o próximo sábado, em Vila do Conde, frente ao Rio Ave.